domingo, 1 de maio de 2011

Domingo de Teatro.




Domingo é bom dia para se ir ao teatro. Sempre achei isso e gosto muito das produções locais que acontecem aos domingos.

Nessa semana a convite de dois grandes amigos que não via a muito tempo assisti o espetáculo ESPIA SÓ, do humorista Evandro Santo o Christian Pior do Programa Pânico na TV na Rede TV.
A performance aconteceu no Teatro Boa Vista, achava que era um novo teatro da cidade, até porque ví várias chamadas na televisão sobre o espaço e estava bem curioso em conhecer. O Teatro Boa Vista nada mais é que o auditório de uma grande e tradicional escola do Recife , o Salesiano.
Esse foi o começo da decepção.

Sabe aquela sensação "hoje deveria ter ficado em casa". Ela esteve presente o tempo todo comigo durante o espetáculo. São poucas as pessoas que conseguem tirar o riso de outras com apenas o microfone em punho.

O show, com a proposta de humor do cotidiano que Evandro diz fazer onde, "O humor sempre vale a pena, mesmo ele sendo cínico, maldoso, invejoso, vitimado, sexista e politicamente incorreto." tirou risadinhas a Mona Lisa, isso é, por educação dos recifenses presentes. Em um espetáculo ruim tirado de uma fórmula batida de comédia.

E ai, me pergunto por que criticar um ator que você nem gosta e acompanha? Isso não tem nada haver com gostar do trabalho ou acompanhar a carreira do ator. Tem haver com o respeito que o ator deve ter com o público, com a qualidade do show.

É muito triste saber que espetáculos ruim garantem casas cheia, pela grande exposição na televisão. Nesse sentido eu bato no peito e tenho orgulho de saber que o nosso teatro pernambucano "a comédia" mesmo sem casas muito cheias, é muito melhor que várias histórias do circuito RJ - SP.




2 comentários:

  1. Pois é...Mas aqui vale aquela máxima: Santo de casa não faz milagre! Ou o jardim do outro é sempre mais florido do que o nosso!
    O que quero dizer é que tendemos a valorizar o "de fora" em detrimento ao que temos na nossa terra. É típico do brasileiro!
    Considerar o cientista estrangeiro mais inteligente que os nossos, a beleza estrangeira mais interessante com seus cabelos loiros e olhos azuis, considerar o humorista de SP melhor do que aqueles que fazem o Valdemar de Oliveira.
    Na verdade, não gosto do humor malicioso do "Pânico". Esse grupo da rede TV gera muitos risos sim, mas fazer as pessoas rirem da forma como eles fazem chega a ser MALDADE. Por isso evito assistir a eles. Eles certamente me fariam rir muito, mas a qualidade do riso malicioso que eles produzem é medíocre. Rir precisa ser uma atitude leve e descontraída!
    Rir dos outros?? Prefiro rir COM os outros!
    E ainda pagar R$50,00! Tô fora! rs rs...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, apesar de toda apologia à pernambucanidade, ´nosso povo (grande maioria) prefere valorizar o que vem de fora, com forte marketing e capital, a cultura "forasteira" toma conta das tvs e rádios, inundando o imaginário de tolices e mediocridades, por isso, sem querer desmerecer o que vem de fora, gosto muito mais da expressões culturais de minha terra, que sem dúvida, é a mais diversificada e bonita do mundo.

    ResponderExcluir