domingo, 8 de janeiro de 2012

AMIZADE


Essa foto foi de uma instalação do artista plástico londrino Antony Gormley , que usa a própria existência para desenvolver suas esculturas, transformando a experiência subjetiva em uma prática coletiva.
O que mais gostei desse trabalho foi à fragilidade do material utilizado. Na minha visão essa fragilidade é transportada dos gravetos para construir as esculturas para a relação entre todas as elas. São pessoas que se relacionam entre elas e a qualquer ruído ruim os fragmentos e ligamentos podem se romper.
Foi exatamente assim que me senti essa semana em relação às amizades. Pude perceber o quanto é frágil às relações, principalmente em um mundo que a comunicação entre as pessoas acaba se limitando a um único programa de computador. Ou até mesmo as longas conversas, inclusive as filosóficas são feitas pelo celular. (ainda bem que existem os bônus).  
As relações humanas estão predestinadas a ser sempre assim frágil e fugaz?
Por isso meus amigos quero que me respondam com sinceridade esse questionamento sobre amizade na era do facebook.
Grande abraço a todos. Fico aguardando.




3 comentários:

  1. Sim. Acho que respondo esse seu post com muita certeza. Vivemos numa era internética. Lembro que houve uma época na minha vida em que eu sabia o nome completo de todos os meus colegas de sala e a maioria das datas de aniversário. Sabia dos telefones dos meus amigos, pois precisava que minha memória funcionasse para isso. Acho que atualmente estamos um pouco acomodados com as vantagens que a era do facebook nos traz. Posso responder isso com muita propriedade, pois espero sempre o facebook me lembrar do aniversário dos meus amigos e não preciso mais anotar na minha cadernetinha mental. Acho que isso faz perder o carinho, sabe? Veja, isso é um aspecto que eu trago dentro do contexto maior que você trouxe, que é o da amizade. De fato, temos perdido esse carinho de ir visitar o outro, de ir encontrar o outro... Temos perdido esse romantismo que existe entre os amigos. Maldita tecnologia, hein? Costumo dizer que a tecnologia atualmente tem o seguinte slogan: telefone/internet: aproximando quem está longe, distaniando quem está perto. Triste, não? Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Não considero as verdadeiras relações de amizade como fragéis. Muito pelo contrário... Elas são fortes e nos fortalecem a todos. São baseadas em bons sentimentos, em cuidado mútuo. Mas sabe qual é o problema? As pessoas só querem as benesses da amizade. Não entendem que dá trabalho construir uma amizade. Dedicar-se ao outro exige no mínimo tempo e disponibilidade.
    Fernando Cisneiros

    ResponderExcluir
  3. Apesar dos meios de comunicação facilitarem bastante os encontros, a fragilidade humana permanece inalterada, da mesma forma que existem diversos mecanismos atualmente para facilitar o contato, proporcionalmente estes mesmos mecanismos podem levar a rompimentos e maus-entendidos. Não só a amizade, mas as relações humanas eficazes são pautadas pelo contato direto, olho no olho... a era da informação não conseguiu suplantar a eficácia do diálogo presencial.

    ResponderExcluir