Quando falamos em cidade grande, Metrópole, qual a primeira imagem que vem na cabeça de vocês? A cidade que você mora? São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Curitiba, New York, Tóquio 東京, Mumbai, Xangai, Buenos Aires, Ciudad de Mexico ?
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Coisas de Metrópole.
Quando falamos em cidade grande, Metrópole, qual a primeira imagem que vem na cabeça de vocês? A cidade que você mora? São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Curitiba, New York, Tóquio 東京, Mumbai, Xangai, Buenos Aires, Ciudad de Mexico ?
domingo, 22 de agosto de 2010
Protesto
Estou em Natal e num domingo nublado preferi ficar esta manhã no quarto do hotel, lendo revistas como a Veja, Época e Carta Capital para saber das últimas notícias da política nacional e numa tentativa de analisar o mesmo fato sobre as óticas de esquerda e de direita. Sim, esta divisão política de esquerda e direita ainda existe no mundo globalizado, ou pelo menos, no Brasil.
A Carta Capital é uma revista de esquerda e as outras duas claramente de direita (Na Veja chamam até o PT de bolchevique). A última vez que vi esse termo “bolchevismo” foi quando desenvolvi um trabalho sobre capitalismo e socialismo ainda no colegial. E faz tempo, hein!!
Mas o pior não é isso. É claro e notório que revistas não são livres de pensamento, afinal seus proprietários e editores são pessoas que carregam suas crenças, valores e idéias. E no negócio das revistas está claramente identificado o interesse de seu proprietário. O pior que quero relatar é a impossibilidade de fazer um comentário sério sobre uma reportagem na revista VEJA, do qual você não concorde. A revista Época ainda publica um comentário contrário à sua editoria, o que me pareceu positivo diante da liberdade de expressão que a imprensa tanto prega.
Quanto à revista VEJA, já tentei publicar diversos depoimentos contrários e nenhum deles publicados. Onde está a liberdade de expressão??
Vale salientar que todos os meus comentários foram respeitosos e com linguagem inteligente e clara, contestando os fatos ali relatados. Quando se lê os comentários aprovados, percebe-se que são de leitores claramente neoliberais. E onde fica o contraditório e a ampla defesa dos leitores que não se identificam com os valores do DEM e PSDB??
O PT e sua candidata são reduzidos a idiotas, incompetentes e ditadores de esquerda. E onde fica a ditadura de VEJA?
Você agora pode se questionar porque eu ainda teimo em ler e escrever depoimentos na VEJA. Bom, porque sou teimoso mesmo e creio em meu direito de ser contrário ao que ali está escrito. Porque antes de criticar algo, preciso mesmo ler e compreender o que pensam os contrários. A diversidade de pensamento é sadia e válida para nossa recente democracia, então senhora VEJA permita que os seus opositores declarem suas idéias. A senhora já tem poder demais com sua imprensa de direita!!
By Fernando Cisneiros