terça-feira, 31 de agosto de 2010

Coisas de Metrópole.



Quando falamos em cidade grande, Metrópole, qual a primeira imagem que vem na cabeça de vocês? A cidade que você mora? São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Curitiba, New York, Tóquio 東京, Mumbai, Xangai, Buenos Aires, Ciudad de Mexico ?
Na minha, vem Recife. Pois é justamente por viver nela que vou contar algo muito inusitado que aconteceu hoje.
Moro no bairro das Graças, região central do Recife, que naturalmente possui um trânsito bem complicado. As ruas que no século 18 abrigavam mansões, hoje abriga altos arranhas-céus, onde na lógica de que cada casa que tinha em média 5 quartos, 2 banheiros, e no máximo 1 carro, hoje abriga um prédio de 25 andares com 30 apartamentos cada um com: 3 quartos + 3 banheiros + 2 vagas na garagem, gosto de falar dos banheiros porque o esgoto que temos não foi planejado para essa população, e mais de 60 carros. Faço toda essa complicada comparação só para lembrar como se constroem as grandes cidades.


Pois bem, indo para Universidade no coletivo super lotado, o que é comum nessa linha, entro e não consigo passar pela catraca. O motorista muito resmungão falando da quantidade de pessoas e o quanto elas são impacientes para esperar outro coletivo. Até ai tudo em quando o inusitado acontece. Uma pessoa com características de surtado começa a gritar no ônibus: VOU ATIRAR EM TODO MUNDO AQUI - QUE INFERNO - TÁ MUITO APERTADO, EU VOU METER BALA EM TODO MUNDO.
Após esse disparate o motorista parou o ônibus e abriu as portas. Rapidamente muitas pessoas desceram do coletivo, isso acabou deixando o ônibus um tanto que vazio.
Imaginem a cena, todos em pânico achando que o homem surtado que esbravejava estivesse armado. é isso que acontece nas metrópoles. Cada dia, cada lugar uma história louca. E me pergunto até quando vamos suportar essas coisas? Caos, gritaria, poluição ...
E para intrigar mais ainda. Quando é que Recife vai se tornar uma metrópole de verdade?





5 comentários:

  1. Menino, isso aconteceu mesmo??
    Ou foi somente uma idéia para postar no blog?
    Você nem me falou disso...
    Está vendo quando eu digo que é preciso ter cuidado com a violência da cidade!!
    E o cara? Saiu do ônibus?
    Ou fez isso somente para o veículo ficar mais vazio?

    ResponderExcluir
  2. Algo me diz que talvez muito em breve você poderá estar longe dos centros!
    Afinal aquilo que se deseja honestamente, acontece mesmo! Quando se quer realmente...
    Quem sabe aquele projeto de trabalhar com turismo de campo...

    ResponderExcluir
  3. Menino!!! Esse cara foi muito inteligente e deve estar contando essa idéia que ele teve até hoje!! E deve estar dando altas gargalhadas! Foi g-e-n-i-a-l essa idéia! Veja se não deu certo? Só que ele pegou pelo ponto fraco das pessoas e isso foi horrível, claro, uma vez que a gente sabe o quanto traumatiza as pessoas. Mas entenda a idéia do genial: ele deve estar cheio de pegar ônibus lotado, etc [...] e devia estar, como o Michael Douglas, num Dia de Fúria. Ai deu aquele grito que ia matar todo mundo. Acho até que deve ter combinado com o motorista, pois logo após o motorista abriu a porta e todo mundo desceu - haushuahsuhasuhaushuah. Beijocas!!!!

    ResponderExcluir
  4. Reforma urbana é a solução, com maior ênfase no transporte público ferroviário de qualidade. o cara tirou onda...kkk.

    p.s. Recife é sim uma metrópole nacional. Sp e Rj são metropoles globais, possuem uma complexidade maior por questões óbvias.

    ResponderExcluir
  5. Vou começar a fazer isso todos os dias.
    kkkkkkkkkkk

    Semente Eletrica

    ResponderExcluir