Estou em Natal e num domingo nublado preferi ficar esta manhã no quarto do hotel, lendo revistas como a Veja, Época e Carta Capital para saber das últimas notícias da política nacional e numa tentativa de analisar o mesmo fato sobre as óticas de esquerda e de direita. Sim, esta divisão política de esquerda e direita ainda existe no mundo globalizado, ou pelo menos, no Brasil.
A Carta Capital é uma revista de esquerda e as outras duas claramente de direita (Na Veja chamam até o PT de bolchevique). A última vez que vi esse termo “bolchevismo” foi quando desenvolvi um trabalho sobre capitalismo e socialismo ainda no colegial. E faz tempo, hein!!
Mas o pior não é isso. É claro e notório que revistas não são livres de pensamento, afinal seus proprietários e editores são pessoas que carregam suas crenças, valores e idéias. E no negócio das revistas está claramente identificado o interesse de seu proprietário. O pior que quero relatar é a impossibilidade de fazer um comentário sério sobre uma reportagem na revista VEJA, do qual você não concorde. A revista Época ainda publica um comentário contrário à sua editoria, o que me pareceu positivo diante da liberdade de expressão que a imprensa tanto prega.
Quanto à revista VEJA, já tentei publicar diversos depoimentos contrários e nenhum deles publicados. Onde está a liberdade de expressão??
Vale salientar que todos os meus comentários foram respeitosos e com linguagem inteligente e clara, contestando os fatos ali relatados. Quando se lê os comentários aprovados, percebe-se que são de leitores claramente neoliberais. E onde fica o contraditório e a ampla defesa dos leitores que não se identificam com os valores do DEM e PSDB??
O PT e sua candidata são reduzidos a idiotas, incompetentes e ditadores de esquerda. E onde fica a ditadura de VEJA?
Você agora pode se questionar porque eu ainda teimo em ler e escrever depoimentos na VEJA. Bom, porque sou teimoso mesmo e creio em meu direito de ser contrário ao que ali está escrito. Porque antes de criticar algo, preciso mesmo ler e compreender o que pensam os contrários. A diversidade de pensamento é sadia e válida para nossa recente democracia, então senhora VEJA permita que os seus opositores declarem suas idéias. A senhora já tem poder demais com sua imprensa de direita!!
By Fernando Cisneiros
Bem, é por essas e por outras que eu não leio essa revista. Preciso dizer algo mais?
ResponderExcluirFoi de grande importância sua opinião e desabafo, pois a voz não deve ser calada nem olhos fechados diante a injustiça, revistas como essas que demonstram ter caracter impacial "julgando" apenas uma opinião propria.
ResponderExcluirass: Gisele Sento Sé.
Infelizmente a revista Veja tornou-se ícobe do retrocesso político no Brasil, a única corrente que tem voz ali é da submissão ao poder estrangeiro e da corrupção desenfreada. O problema é que a Veja não está sozinha contra os brasileiros, tem o apoio dos maiores órgãos da mídia nacional, como a Folha de São Paulo, O Estadão e a rede Globo. Pouquíssimas atitudes progressistas escaspam de sua cerrada marcação.
ResponderExcluirA sorte é que o povão não costuma ler essas agressões nada gratuitas. _Abraço.
A maioria do povo quer a Dilma. Isso se vê na internet, nas conversas de bar, nas faculdades e nas ruas. É fato!! A maioria quer a continuidade do governo Lula: inflação controlada, contas em dia, investimentos públicos, salário melhor e mais empregos. Só se muda algo por insatisfação, e o povo está satisfeito com o governo Lula e o PT. O povo não quer a volta dos neoliberais! Agora vem mais uma vez o PSDB (como em 2006) querer levar a eleição ao segundo turno com denúncias, factóides. O PSDB é CANSATIVO!! E nós temos de aguentar isso na TV,revistas (VEJA adora!!) e jornais todos os dias. Chega! Assumam que a Dilma vencerá. E se quiserem vencer,mostrem propostas melhores e tentem obter a confiança do eleitor de que o Serra realmente ás executará num possível mandato. O difícil é ele andar ao lado do FHC como faz a Dilma com o Lula. Simplesmente porque o Serra precisa se desvincular do passado em que FHC era presidente. A Dilma pode andar junto ao Lula. Mostrou que além de ter um "padrinho" de qualidade, ela tem competência, sensibilidade, inteligência, humanidade no tratamento das coisas públicas.
ResponderExcluirAinda bem que nós temos opiniões parecidas em relação à Veja. Realmente não gosto dela. Recentemente fiz uma assinatura dela para meu consultório, mas - acreditem - não leio uma página sequer!! O que o tesco falou ali em cima é a pura verdade. O que o Fernando falou, então, eu nem preciso ser mais redundante para não me tornar cansativa. Os políticos não estão me convencendo nem um pouco. Precisam mesmo se renovarem e ter peito para novas propostas e para CUMPRIREM o que propõem. Bjcas!
ResponderExcluir*FERNANDO: Cadê você que não me visita lá no meu espaço? Você é muito bem-vindo, viu? Apareça por lá para trocarmos umas idéias!!